Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
pub
pub

Vagas: Especialista em Desenvolvimento de Capacidades de Género

Especialista em Desenvolvimento de Capacidades de Género (m/f)

pub

Descrição

Agência de Subvenções GIZ para a Parceria Global para a Educação (GPE) em Moçambique, está recrutando um Especialista em Desenvolvimento de Capacidades de Género (m/f) com sede em Maputo.

Data limite para inscrições: 13 de novembro de 2025

Introdução Geral

A Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) GmbH é um serviço global

fornecedor na área de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. De propriedade da República Federal da Alemanha, a GIZ tem mais de 50 anos de experiência no fornecimento de assistência técnica, desenvolvimento de capacidades e serviços de gerenciamento de projetos para uma ampla variedade de áreas de desenvolvimento especializadas, incluindo educação, saúde, governança, gestão de finanças públicas, agricultura, desenvolvimento social, igualdade de gênero e áreas relacionadas.

Em fevereiro de 2024, a GIZ passou com sucesso pelo processo de acreditação para a função de Agente de Subvenções para financiamento da Parceria Global para a Educação (GPE) e foi selecionada como Agente de Subvenções da GPE em Moçambique.

O GPE é um importante fundo internacional que fornece apoio financeiro aos sistemas educacionais em

países em desenvolvimento, incluindo muitas nações africanas. Mobiliza recursos de vários doadores para apoiar iniciativas destinadas a melhorar o acesso à educação de qualidade, fortalecer os sistemas educativos e promover a equidade na educação.

Na sua função de Agente de Subvenções do GPE, a GIZ é agora solicitada a auxiliar o governo moçambicano,

mais especificamente o Ministério da Educação e Cultura (MEC), na implementação do Subsídio de Capacidade do Sistema (SCG) (3,3 milhões de dólares), do Subsídio de Transformação do Sistema (STG) (107 milhões de dólares) e do Acelerador de Educação para Raparigas’ (GEA) (10 milhões de dólares).

Todas as três subvenções incluem a implementação de abordagens de género com o objectivo de reforçar a igualdade de género na educação e prevenir a violência baseada no género. Como preparação das candidaturas ao GPE, foi realizada uma avaliação rápida das barreiras de género na educação para ajudar a desenvolver as abordagens STG e GEA. Uma análise abrangente que aborde as disparidades de género até ao nível descentralizado será realizada em breve através do SCG para ajudar o Ministério da Educação e Cultura (MEC) a definir distritos-alvo e intervenções concretas de género para a implementação do STG e do GEA.

A maior parte dos fundos do STG e do GEA será canalizada através do cabaz do sector da educação

fund FASE (Fundo de Apoio ao Sector da Educação). To support a more efficient implementation of the FASE funding GIZ will furthermore provide technical assistance and capacity development to MEC at both central and decentralized levels.

Descrição das tarefas:  

O Especialista em Desenvolvimento de Capacidade de Gênero será um membro-chave da equipe para as bolsas do GPE gerenciadas pela GIZ. Ele/ela fará parte da subequipe de Desenvolvimento de Capacidade e será responsável por fornecer a assistência técnica geral com relação à igualdade de gênero na educação para o MEC, as Direções Provinciais, Serviços Distritais e no nível escolar. As medidas de desenvolvimento de capacidades serão estreitamente coordenadas com a Direcção Nacional de Saúde Escolar e Questões Transversais do MEC, com o objectivo de chegar a outras direcções relevantes e ao nível descentralizado como parte de uma abordagem global integrada de desenvolvimento de capacidades do Ministério.   

Trabalhando sob a supervisão do Chefe da Unidade de Desenvolvimento Institucional e de Capacidades da GIZ, e em colaboração com os outros membros da Equipe de Desenvolvimento de Capacidades e a Equipe de Supervisão de Subsídios, o Especialista em Desenvolvimento de Capacidades de Gênero será responsável por dar suporte ao MEC em relação à igualdade de gênero nas reformas e treinamentos educacionais, incluindo a avaliação de como as reformas e treinamentos relacionados são atualmente ministrados e gerenciados na educação primária e secundária e apoiar a introdução e divulgação de instruções e directrizes ministeriais. O Especialista em Desenvolvimento de Capacidade de Gênero também apoiará o Ministério na obtenção de indicadores de financiamento baseados em resultados para o Subsídio Acelerador da Educação de Meninas.Ele/ela trabalhará em estreita colaboração com a Equipe de Desenvolvimento de Capacidades para desenvolver uma abordagem abrangente de desenvolvimento de capacidade institucional com base na avaliação de necessidades que inclui abordagens de assistência técnica, processos de partes interessadas, compartilhamento de informações, consultoria sobre processos e sistemas, treinamento de funcionários e outros tipos de suporte solicitados pelo MEC e seus parceiros.  

Isto inclui, entre outras tarefas:   

  • Em coordenação com a Direcção de Saúde Escolar e Questões Transversais (DSEAT) e outras direcções do Ministério da Educação e Cultura, identificar as necessidades de capacitação nas abordagens, processos, sistemas e capacidades do pessoal existentes para reforçar a igualdade de género na educação e alcançar os indicadores do Plano Operacional do Ministério, as áreas de resultados do Pacto de Parceria e os objetivos do STG e da GEA, incluindo apoio na concepção, desenvolvimento e entrega de pacotes de formação.  
  • Fornecer apoio técnico ao Ministério da Educação e Cultura no desenvolvimento de abordagens e processos de desenvolvimento de capacidades, incluindo a concepção de um plano de desenvolvimento de capacidades relacionado com a igualdade de género na educação e a prevenção da violência baseada no género a nível central e descentralizado. 
  • Prestar assistência técnica ao Ministério da Educação e Cultura na definição de estratégias, medidas concretas e mecanismos de reconhecimento para completar pacotes de formação sobre género, incluindo a recolha de melhores práticas e lições aprendidas, bem como conceber um plano de monitorização para medidas de desenvolvimento de capacidades e definir critérios técnicos transparentes para identificar e/ou selecionar equipas, gestores e professores de género que beneficiarão da formação, a fim de alcançar eficazmente os resultados do Pacto de Parceria.  
  • Apoiar o design, a implementação e o monitoramento de uma abordagem de desenvolvimento de capacidade sensível ao gênero em colaboração com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), orientando e supervisionando missões/consultorias para fornecer treinamento e orientação para equipes de gênero, gerentes, professores e funcionários do MEC no nível da unidade organizacional para fortalecer a prestação equitativa de serviços em todo o setor educacional.  
  • Contribuir para as discussões sobre indicadores de desempenho relacionados com o género no sector, ajudando o MEC na concepção e estabelecimento de um quadro de monitorização e avaliação que produza relatórios periódicos de progresso para os parceiros MEC, GPE e FASE.  
  • Participar de discussões e análises de abordagens de treinamento e desafios relacionados, sugerindo medidas corretivas para garantir a obtenção de resultados e desfechos relacionados a gênero, incluindo o treinamento de professores e gestores escolares.  
  • Fornecer apoio contínuo ao MEC através do DSEAT e fornecer apoio técnico a todos os departamentos relevantes do MEC na implementação de abordagens de género.  
  • Participar em grupos de trabalho sectoriais relevantes com representantes do MEC e parceiros de cooperação para garantir que as necessidades de formação sejam integradas e divulgadas a nível do grupo.  
  • Participar e contribuir para o processo de planeamento do MEC e para a elaboração do Relatório de Desempenho Setorial.  
pub

Requisitos

Qualificações e Habilidades  

  • Mestrado ou equivalente em Ciências Sociais, Educação, Gênero, Desenvolvimento ou área relacionada
  • Capacidade comprovada de trabalhar eficazmente numa equipa internacional, multicultural e multidisciplinar e com instituições públicas, com fortes competências de trabalho em equipa e de construção de parcerias.   
  • Excelentes habilidades de comunicação e facilitação.  
  • Domínio sólido e firme de ferramentas e métodos de trabalho digitais, incluindo MS Office, software de gerenciamento de dados, plataformas de colaboração (por exemplo, MS Teams), com capacidade de adaptação a novas tecnologias e garantia de segurança e confidencialidade dos dados.   
  • Fluência em português e proficiência em inglês falado e escrito.  

Experiência Profissional Geral  

  • Requisito mínimo de 10 anos de experiência comprovada no domínio do género, com ênfase na formação, incluindo desenvolvimento de estratégias, abordagens e prestação de formação  
  • Experiência comprovada em trabalho directo ou assistência técnica em matéria de género aos ministérios governamentais, particularmente ao Ministério da Educação ou entidades similares a nível provincial e/ou distrital, de preferência em Moçambique.   
  • Experiência comprovada de trabalho no sector da educação em Moçambique, respeitando os quadros jurídicos e operacionais nacionais e compreendendo considerações locais de género e inclusão social.   
  • Histórico comprovado na melhoria da integração da perspectiva de género através da formação em processos institucionais a nível central e descentralizado.  
  • Experiência com mecanismos e quadros de coordenação de doadores e/ou plataformas multissectoriais relacionadas com questões de género.   
  • Experiência em coordenação e engajamento político de alto nível.  

Experiência Profissional Específica   

  • Mínimo de 8 anos de experiência em apoio técnico na área do género no sector da educação. Experiência adicional em funções semelhantes será considerada um trunfo.   
  • Pelo menos 5 anos de experiência em capacitação, tomada de decisões baseada em evidências e formação de funcionários governamentais e partes interessadas relacionadas com a igualdade de género no sector da educação e prevenção da violência baseada no género.  
  • A experiência com a implementação e monitorização de programas financiados pelo GPE será considerada uma mais-valia

Outros conhecimentos e habilidades  

  • Experiência/conhecimento prévio dos procedimentos GIZ será considerado uma vantagem.   
  • Disposição para melhorar as qualificações exigidas pelas tarefas a serem executadas.   
  • A sensibilidade no manuseio e descarte de documentos pode ser importante.   

Notas

Esta é uma posição nacional, remunerada de acordo com os termos da GIZ

A carta de apresentação e o CV devem estar num único ficheiro, incluindo os anexos relevantes

Encorajamos as mulheres e os grupos minoritários a candidatarem-se a este cargo. A GIZ está comprometida com a igualdade de oportunidades e a diversidade de perspectivas no local de trabalho

Somente os candidatos pré-selecionados serão contatados

COMO SE CANDIDATAR

Para se candidatar, acesse o seguinte link:

Especialista em Desenvolvimento de Capacidades de Género (m/f) – SDO Moçambique

Detalhes da Vaga

Expira: 13/11/2025
pub
pub

Como se Candidatar?

Diretamente no website do recrutador: Aceder

👉 Pesquisar a Vaga Aqui: 👇👇​ |

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
pub

👉 VAGAS RECENTES: 👇

pub

pub

pub